160 anos a personalizar os seus sonhos
Era uma vez um jovem e apaixonado jardineiro britânico que decidiu tentar a sorte na Riviera Francesa. O seu nome... John Taylor.
Chegou pela primeira vez à fabulosa Riviera Francesa aos 20 anos, sem saber que o destino e a casualidade o ligariam para sempre à história de relações franco-britânicas e à ascensão do turismo de luxo no sul da França.
Lord Brougham descobriu o encanto e o charme de Cannes em 1834. O seu entusiasmo e paixão por esta região rapidamente se tornaram notórios e Cannes começou a atrair a rica aristocracia inglesa.
A pequena vila de pescadores rapidamente se povoou de sumptuosas e luxuosas moradias. A reputação de Cannes começou a atrair os mais abastados membros da nobreza, sendo o mais influente Thomas Robinson Woolfield. O Sr. Woolfield tornou-se muito ativo na comunidade e contribuiu para o desenvolvimento da primeira Igreja Anglicana.
Lord Brougham e o Sr. Woolfield desempenharam um papel muito importante na divulgação da região, mas, sendo apenas amadores, era necessário um verdadeiro profissional.
Um número cada vez maior de ingleses abastados procurava adquirir um imóvel na distinta Riviera Francesa; no entanto, a falta de profissionais neste setor, e de um intermediário entre os que procuravam vender os seus terrenos e os que procuravam adquirir um imóvel excecional, retardou a prosperidade da região.
A procura de imóveis de prestígio teve nessa fase o seu início. A falta de profissionais criou a necessidade e o Sr. Woolfield descobriu a pessoa adequada.
Em 1854, aos 20 anos, John Taylor foi chamado pelo Sr. Woolfield para trabalhar como jardineiro na sua propriedade em Cannes. Foi então que começou a relacionar-se com a alta sociedade.
O expertise de John Taylor logo se tornou evidente para aqueles que procuravam adquirir um imóvel na estimada Riviera Francesa e, graças aos seus skills e talento, John Taylor rapidamente se tornou numa referência em imóveis de luxo.
O talento empresarial único de John Taylor permitiu-lhe tornar-se pioneiro ao abrir a primeira agência imobiliária em 1864, aos 30 anos.
A sua notável reputação e grande sucesso levaram à sua nomeação como Vice-Cônsul Britânico em Cannes e Membro da Ordem Real Vitoriana e assim, em 1884, tornou-se… Sir John Taylor. Dois anos depois, o seu filho Walter uniu forças ao seu admirável pai. No verdadeiro espírito de família, o filho de Walter, Jack, juntou-se ao empreendimento. John Taylor geriu uma carteira excecional para a nobreza e classe política britânica, francesa e americana, entre outros o Príncipe de Gales, o Rei Edward VII, a família real francesa, Lord Brougham e William Gladstone.
A empresa continuou a expandir-se, estendendo-se a Nice, Mónaco, Saint-Jean-Cap-Ferrat e Saint-Tropez, a partir da sede na Croisette em Cannes.
A filha de Jack, Jacqueline, juntamente com o seu marido George Montagu, dirigiu o negócio após a Segunda Guerra Mundial e lançou programas de desenvolvimento espetaculares em Cannes. Devido ao notável talento desta família, a John Taylor atraiu membros da alta sociedade e celebridades como Elizabeth Taylor, Richard Burton, Gregory Peck, Henry Fonda, Eddie Barclay e Gianni Agnelli.
Uma dimensão internacional
Na década de 90, a John Taylor foi adquirida por Michel Pastor. Preservando o legado notável de John Taylor e mantendo viva a chama da tradição familiar, em 2006, Michel Pastor nomeou a sua filha Delphine Pastor como presidente do Grupo. Desde então, a empresa cresceu internacionalmente, abrindo filiais em Courchevel, Megève, Paris, Genebra, Gstaad, Londres e Doha.
Por volta de 2002, quando o mercado francês de leilões se abria à concorrência, o empresário Nicolas Orlowski adquiriu a Artcurial e, através das suas iniciativas, esta rapidamente a transformou na principal casa de leilões francesa especializada em mais de 25 especialidades em arte e antiguidades. A Artcurial rapidamente se tornou num dos principais agentes internacionais no mercado de arte e assim criou uma parceria com John Taylor em 2013.
Seguindo as pisadas de Delphine Pastor, que liderava com sucesso o grupo há mais de 10 anos, o Grupo Artcurial adquiriu a John Taylor em Novembro de 2017, permitindo-lhe oferecer uma ampla gama de serviços à sua clientela internacional, ampliando e acelerando as respetivas sinergias destas duas bem sucedidas casas.